Diversão e saúde garantida com a pratica do Stand Up Paddle (SUP) - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

Diversão e saúde garantida com a pratica do Stand Up Paddle (SUP)

14 dezembro 2013

/ DE OLHO NA MÍDIA

 Acredito que o principal beneficio do SUP é a interação com a natureza já que, para que o individuo consiga praticar esse esporte se faz necessário uma relação de respeito e entendimento sobre as mudanças que acontecem.


 Stand Up Paddle traduzindo para o português significa “remar em pé” este ato faz com que o exercício se torne extremamente interessante pelo fato de existir uma necessidade na manutenção do equilíbrio corporal, desta forma a contração isométrica na região do CORE (centro do corpo) faz com que exista um grande resultado com relação a fortalecimento e redução de gordura corporal nessa região.helio


O exercício nasce no CORE e se expandi para os membros, com um remo na mão a pá vai à água e neste momento o centro de gravidade “equilíbrio” é mudado, pela alteração da posição do corpo já que, a pá foi a água produzindo uma FORÇA  (no momento da FORÇA se faz um exercício anaeróbio) para puxar à água fazendo com que a prancha se desloque, a todo momento precisa existir a manutenção da postura e do equilíbrio que se consegue no CORE.


O praticante tem a necessidade de mudar o remo de lado enumeras vezes, isso faz com que o exercício se torne aeróbico, como correr, nadar, pedalar, etc...   Consume-se em media de 800 a 1000 calorias em 1 hora de remada constante, pelo fato do exercício ser praticado em pé e em uma plataforma instável, o trabalho é para todo o corpo e esse é o principal motivo de tanta caloria consumida.


Portanto para condicionamento físico, emagrecimento, fortalecimento da coluna vertebral e alivio do estresse do dia a dia, não conheço pratica melhor. No STAND UP PADDLE você tem uma academia ao ar livre além de fazer um trabalho de meditação , pois estará realmente presente na hora da remada fazendo com que todos os pensamentos se esvaziem da sua mente



MATERIAL UTILIZADO


Prancha, quilhas, remo, leash “cordinha”, colete.


É necessário um ajuste correto basicamente do remo, para que não haja lesão, pois se ajustado acima da altura ideal a probabilidade de lesões nos ombros é grande. Se ajustado abaixo a probabilidade de lesão na coluna lomba também é grande.


Sou surfista há 24 anos, durante esse período percebi o quanto é difícil ser inserido nesse esporte, principalmente na nossa cidade que não nos da uma boa condição para pratica.

Muitas pessoas tentaram e desistiram no meio do caminho, talvez pela falta de condicionamento físico, pouca interação com a natureza, ou até mesmo a idade. O fato é que muitos foram excluídos.


E aprendi na graduação de Ed. Física que devemos sempre incluir. Diferente do surf o SUP é totalmente inclusivo já que o inicio da pratica se da em aguas paradas. Isto faz com que pessoas que tem dificuldade como limitações articulares, falta de condicionamento físico, sobre peso, obesidade, idosos, gestantes possam desfrutar da magia do esporte.


Pratica do Stand Up Paddle (SUP) por Hélio Montalvão (Professor de Ed. Fisica Esp. e Personal Trainner)

Fotos: Fábio Pamplona


IMG_0346 (1)IMG_0369IMG_0421
© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA