Aniversário de Shakespeare Celebrado em Grande Estilo no Brasil - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

Aniversário de Shakespeare Celebrado em Grande Estilo no Brasil

04 maio 2014

/ DE OLHO NA MÍDIA





Há 450 anos nascia em Stratford-upon-Avon o mais importante dramaturgo da história: William Shakespeare!


Para comemorar a data, Helcio Hime  resolveu relançar duas releituras das mais célebres obras do bardo inglês: Macbeth e Hamlet.

"São fantasias sobre os dois mais importantes solilóquios da dramaturgia: 'To Be or Not to Be' e 'Sound and Fury' " - comenta Hime, que, além de interpretar os papéis-título,  também assina a concepção,  a tradução e a direção das adaptações para o cinema.

A tradução de Hime para "To Be or Not to Be" é uma pérola, um dos melhores textos em Português que a obra do bardo já recebeu.

Helcio Hime Big Close


Hime, alfabetizado simultaneamente em Inglês, Francês e Português, em uma escola estrangeira, foi ousado nas traduções, quebrando paradigmas consolidados há anos em nossa língua, trazendo Shakespeare para o Português de uma forma revigorada.

O resultado foi um texto atual, vibrante, mantendo todo o lirismo e a força da obra original, porém facilmente compreensível nos dias de hoje.

"Finalmente entendi o que Shakespeare quis dizer" - é o comentário comum de muitas pessoas que assistiram aos filmes.

Os roteiros são interessantíssimos e prendem sobremaneira a atenção do espectador.

Hime, que já recebeu importantes prêmios literários por seus trabalhos anteriores, transubstanciou a obra do bardo para estórias atuais, dinâmicas,  onde os solilóquios são orgânicos e perfeitamente cabíveis em circunstâncias originais.

Há um toque de surrealismo que dá ainda mais sabor ao desenrolar das tramas.

O trabalho de ator de Hime em  "Shakespeare e a Peça de Nome Proibido", baseada em Macbeth, é primorosa.  Ele dobra papéis.  Faz um tradutor moderno que fala em português e também interpreta o próprio protagonista trazendo o solilóquio em inglês como falado na época.  É até difícil reconhecer que se trata do mesmo ator tamanha a transformação entre cada personagem.   Até a técnica de atuação e a voz mudam completamente de um papel para o outro.

Em "Pocket Hamlet To Be or Not to Be - Fantasia sobre um Solilóquio" Hime faz um Hamlet moderno atordoado por ter sido abandonado na porta do altar.   h1

No solilóquio ele flerta com a eterna dúvida entre continuar existindo ou parar de existir, dando às palavras de Shakespeare intenções interpretativas absolutamente inéditas e inspiradoras.  Sedução, Esperança, Ironia, Sinceridade, Angústia, Revolta, Desespero está tudo ali presente em um único solilóquio na atuação espetacular deste ator.

O filme termina com uma comovente homenagem a um dos mais importantes escritores brasileiros: "Ao mestre Alcione Araújo (in memoriam) que legou a seus alunos a paixão por Shakespeare".  Hime foi aluno de Araújo em uma pós-graduação na PUC sobre Shakespeare e Tragédias Gregas.

Para se deliciar com estas obras basta digitar no Youtube "Helcio Hime To Be or Not to Be"  e "Helcio Hime Shakespeare e a Peça sem Nome";
Ficha Técnica:


Pocket Hamlet - To Be or Not to Be - Uma fantasia sobre um Solilóquio


com Danielle Cesar e Helcio Hime

Concepção, Roteiro, Direção e Tradução: Helcio Hime

Câmeras: Gilmar Ferreira, Daneille Cesar e Helcio Hime


Shakespeare e a Peça sem Nome


Com Helcio Hime

Concepção, Tradução, e Roteiro:: Helcio Hime

Imagens e Produção: William Juvêncio e Rodrigo Gallo

Texto por: Geo D`Anjos

 
© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA