EVOLUÇÃO: Reveja a trajetória dos games portáteis e tudo o que mudou desde 1980 - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

EVOLUÇÃO: Reveja a trajetória dos games portáteis e tudo o que mudou desde 1980

08 junho 2014

/ DE OLHO NA MÍDIA

Desde a década de 80, quando foram lançados e comercializados, os games portáteispassaram a fazer parte não apenas da infância, mas do gosto de muitos adultos assíduos pelos jogos. Quem é que não se lembra, por exemplo, do saudoso Tetris ou do Brick Game?


O Brick Game nasceu na antiga URSS, em julho de 1984 e em 1987 passou a expandir-se internacionalmente, contendo jogos simples e que se tonaram um sucesso, como foi o caso do Tetris, que ainda se mantém popular e muito querido, resistindo o tempo e acompanhando a evolução dos games.


Depois do Tetris, muitos outros portáteis foram lançados. Confira essa trajetória dos games:


Game & Watch
1980 – Game & Watch
Desenvolvido pela Nintendo com pequena tela de cristal líquido preto e branco, o game continha apenas um jogo por aparelho em sua memória, como Mario e Donkey Kong.


Nintendo Gameboy
1986 – Game Boy Clássico
Nesse ano, foi a vez do poderoso Game Boy que trouxe versões diferentes do Mario e a permissão para serem inseridos cartuchos. Comercializado oficialmente em 1989, foi uma verdadeira febre, vendendo milhões de unidades mundo a fora.


Lynx Atari
1989 – Lynx
No mesmo ano do oficial lançamento do Game Boy, também surgiu o Lynx Atari com jogos muito atrativos e inteligentes, consagrando-se como o primeiro portátil colorido da história.


Game Gear Sega
1990 – Game Gear da Sega
No ano seguinte, surgiu o primeiro portátil da Sega totalmente em cores, utilizando-se de um hardware igual ao do Master System e trazendo jogos como Batman Forever e Sonic. Com um modo de compatibilidade com o Master System era possível torná-lo em um Master System portátil, visto que executava jogos do mesmo através de um adaptador.


Neo Geo Pocket Color
1999 – Neo-Geo Pocket Color
O console que se conectava ao Sega Dreamcast trazia em sua colorida e boa resolução o clássico Sonic e jogos de lutas como King of Fighters.


Game Boy Advance
2001 – Game Boy Advance
Com dois botões a mais, tela reduzida e gráficos melhorados, o console da famosa Nintendo aceitava ainda todos os jogos dos seus antecessores, sendo o portátil pioneiro nessa façanha. Trazia além de seus jogos próprios, também outros de produtoras parceiras.


N-Gage
2003 – N-Gage
Considerado o primeiro smartphone da Nokia, esse portátil foi uma fusão de videogame com telefone celular, contando com maior capacidade de processamento, MP3, gravador, rádio, assistente pessoal digital (PDA), navegador de internet e SMS.


Nintendo DS
2004 – Nintendo DS
Primeiro portátil 3D, trouxe inovações com sua duas telas separadas e sua caneta touch screen, revolucionando a maneira de jogar em um console. Além de jogos próprios para o portátil, ele também rodava jogos do Game Boy Advance.


SONY DSC
2005 – PSP
Esse foi o ano em que a Sony lançou o Playstation portátil com grande capacidade de memória e funções como MP3 e Wi-Fi. Seu design, gráficos semelhantes ao Playstation 2, tela widescreen com alta definição e luminosidade tornaram o PSP um grande objeto de desejo entre os gamers.


Dingoo A320
2009 – Dingoo A320
O portátil chinês mais focado em emuladores, função que permite que outros programas rodem no console, possui porta mini USB, leitor de cartão de mini SD, botão reset, alto-falantes stereo, entrada de fone de ouvidos e interface TV out. Com bons gráficos e jogos, foi muito bem aceito no mercado.


PS Vita
2011 – PS Vita
Sucessor do PSP, o PS Vita foi lançado em 2011 no Japão e em 2012 no Brasil, criado para surpreender os gamers com gráficos de última qualidade e mistura de botões com touch screen. O console portátil possui duas alavancas analógicas, tela OLED sensível ao toque de 5 polegadas, Bluetooth, Wi-Fi, 3G, processador ARM e unidade de processamento gráfico ambos com 4 núcleos, tornando o portátil uma tecnologia de ponta.


E a nossa lista acaba por aqui! Mas e aí, deu para matar a saudade? Melhor que isso, só perceber que os games não param de evoluir e que a próxima geração de consolesportáteis com certeza será ainda melhor.


Por: MundoWalmart

© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA