"Folha" completa 25 anos - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

"Folha" completa 25 anos

02 outubro 2014

/ DE OLHO NA MÍDIA



"Folha" completa 25 anos . Teve excelentes. Foi uma grande ideia. Nos últimos tempos, porém, reduziu seu papel.


É raro o jornal aceitar suas críticas. O ombudsman foi uma iniciativa ética que deu efeitos fantásticos de marketing. Um anúncio de página inteira, com o primeiro titular da função, Caio Tulio, dizia: "este homem é pago para falar mal do jornal". As críticas do ombudsman, porém, hoje são ignoradas, e ele próprio (ou ela, nos últimos anos) alterna críticas e defesas do jornal.


Era uma delícia ter um jornal com uma coluna que o criticava, por vezes com virulência. A primeira que eu lia. Continua sendo minha primeira, logo antes de Gasperi, aos domingos, mas com menos expectativa. Não é culpa dos e das ombudsmans, mas de uma disposição menor do jornal a ser criticado ou a levar em conta posições diferentes da sua.


Estes dias, ele publicou três "ombudsman por um dia", todos eles muito bons. Conheço e aprecio Helio Schwartzman, que foi meu aluno, e João Sayad, e gostei do estilo de um rapaz de 18 anos que escreveu uma destas colunas.


Mas há um problema: nenhum deles foi com dentes afiados, tirar sangue. Sem esse gosto, ombudsman é nada. Acabaram todos elogiando o jornal. E esse é, minha citação preferida de Julia Roberts.

Texto por: www.facebook.com/jornalistadopovo

© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA