Lavagem de dinheiro - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

Lavagem de dinheiro

15 julho 2015

/ DE OLHO NA MÍDIA
 

Outro dia estava assistindo a um interessante documentário inglês sobre a lavagem de dinheiro no Vaticano (esse tipo de documentário investigativo que a renúncia fiscal praticamente extinguiu no Brasil) e lá pelas tantas um repórter italiano que acompanha o Vaticano disse que encontrou, num restaurante da moda, um arcebispo da cúria romana, famoso por sempre andar vestido de forma luxuosa.


E ele estava simples, todo de branco. Indagado sobre a mudança, o cardeal respondeu que : Com esse papa, o simples é o novo chic. Isso tudo para dizer que sou muito curioso em relação à liberdade de ação desse papa. Todo cardeal é obrigado a pedir renúncia quando faz 75 anos. Isso significa que todos os atuais cardeias foram indicados por João Paulo II ou Bento XVI. Os anteriores ou já morreram ou renunciaram. E esses dois papas eram super reacionários.


Como pode, de um colégio eleitoral desses, sair um papa progressista? Ok, eu até entendo que houve uma decisão para colocar um freio na gangue do cardeal Tarcisio Bertone, que havia assumido o controle das finanças da igreja.
Mas, será que os eleitores de Francisco sabiam que ele iria tão longe? E qual a margem de manobra real desse papa dentro da engrenagem da Igreja?


Por: Abrahão Crispim Filho


© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA