Alguns defendem a cultura nacional que precisa ser preservada - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

Alguns defendem a cultura nacional que precisa ser preservada

03 novembro 2015

/ DE OLHO NA MÍDIA

Texto por: Abrahão Crispim Filho



Fico muito interessada nesse papo de cultura nacional x cultura estrangeira. Alguns defendem a cultura nacional que precisa ser preservada, outros apontam que a influência estrangeira está em toda parte, também na origem da nossa cultura nacional. A esquerda rotulada de "stalinista", quer preservar a cultura do país contra o estrangeirismo e por isso é ingênua e utópica, não faz a crítica profunda, pois enquanto houver sistema capitalista, não tem como rejeitar a cultura global, penso que tocar nesses assuntos é muito importante, pois dá a exata noção da complexidade do tema.


O capitalismo global hoje tem condições de integrar todas as culturas através das comunicações, a internet é um exemplo disse, posso falar com alguém no Japão ou da China, mesmo que eu não saiba a língua, graças às traduções instantâneas. Os entendidos afirmam que a cultura global vai ser única, pois o mercado de capitais assim exige.


A cultura indígena infelizmente e tantas outras estão marcadas para morrer, não tem retorno, pelo menos dentro dessa lógica. Os jovens já não possuem uma noção clara de identidade nacional, às vezes são até avessos a ela, isso é um sintoma de que o ser humano "pertence a uma cultura global", desenraizada, híbrida, onde sentimos que somos de todos os lugares e ao mesmo tempo de nenhum.






© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA