O Sri Lanka e suas maravilhas, um verdadeiro paraíso a ser descoberto - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot

 

O Sri Lanka e suas maravilhas, um verdadeiro paraíso a ser descoberto

16 março 2016

/ DE OLHO NA MÍDIA
Por: Thiago de Menezes / thiagoturismo@deolhonamidia.com

Lugar apaixonante, o Sri Lanka é uma ilha situada no Oceano Índico, no sudoeste da Ásia. É um verdadeiro paraíso a ser descoberto por aqueles que procuram um destino turístico exótico e que oferece inúmeros atrativos inusitados.Sri-Lanka 2


O exotismo do país, que comemora sua data nacional em 04 de fevereiro, é o que encanta os turistas, principalmente os que buscam sítios arqueológicos e construções religiosas. O lugar possui variados pontos turísticos, com destaque para suas belíssimas praias, cidades sagradas e reais, templos, florestas virgens e fortalezas coloniais.


Os maiores destaques do país são as enormes e conhecidas estátuas espalhadas por vários destinos, uma das principais atrações turísticas do país. Cada uma deles possui um significado histórico-cultural e impressionam os turistas com tamanha beleza. As principais cidades são Kotte (capital), Colombo (cidade mais populosa), Dehiwala-Mount, Lavinia, Moratuwa, Jaffna e Kandy.




[caption id="attachment_11069" align="alignleft" width="243"]Consul Sri Lanka Sohaku Bastos Consul Sri Lanka Sohaku Bastos[/caption]

Oficialmente República Democrática Socialista do Sri Lanka; antes Ceilão (significando “terra dos leões”, adotado pelo país até 1972); era chamado de Taprobana na Antiguidade e na Idade Média. O significado de “Sri Lanka” é “ilha resplandecente”, em sânscrito. O país foi descoberto por Colombo, mas também teve, entre outros, colonização holandesa e britânica. Como resultado de sua colonização parcialmente lusitana, algumas palavras do idioma oficial do Sri Lanka (cingalês) são em português, tais como sabão, camisa, janela, armário, bêbado, forno, entre outras. Porém, os idiomas oficiais são o cingalês e o tâmil, mas o inglês também é falado por lá, o que facilita bastante a comunicação.


A ilha onde se localiza o Sri Lanka é banhada pelo Oceano Índico e, como resultado, o país concentra belíssimas praias de águas cristalinas. Tem costas para o Golfo de Bengala, a leste, Oceano Índico a sul e a oeste e Estreito de Palk a noroeste, que o separa da Índia. Outro atrativo que merece destaque é a ampla diversidade religiosa e cultural, que faz dessa ilha um destino muito buscado por turistas, peregrinos e curiosos de todas as partes do mundo. O clima é equatorial na parte Sul e tropical na parte Norte. Sendo quente e úmido indica altas temperaturas e chuvas. Entretanto, evite viajar entre junho e julho, que demarcam a época das monções, com muitos temporais.


Embora esteja praticamente embaixo da Índia, é fato que a diferença entre a fertilidade das terras fez os indianos crescerem os olhos no país. Desde sua independência em 1948 foram 25 anos de guerra civil e 70 mil mortos. A guerra felizmente acabou em 2009.


Uma viagem ao país acaba sendo econômica, pois a moeda oficial é a rúpia ceilandesa que tem valor equivalente a US$ 0,008. Vale a pena conhecer, afinal, o lugar é considerado um dos mais belos tesouros da Ásia. Não é a toa que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) já certificou oito declarações de Patrimônio Mundial no país.Sri-Lanka 1


Apesar de seu tamanho (quase 66 mil km²), o Sri Lanka demanda ao menos dez dias de viagem para que o visitante conheça os principais pontos turísticos e aproveite o melhor do país sem estresse. Isso porque as condições de transporte são dignas de aventura. Por outro lado, para quem quer a experiência de se sentir como um habitante da ilha, nada melhor do que desbravá-la por terra, via que proporciona as melhores paisagens.


Mas, o país encanta e muito. Ao chegar em Colombo, as pessoas vestidas com os sáris, os tuktuks nas ruas e um trânsito um pouco atrapalhado pode até assustar, mas são consequências de uma cidade grande. Mesmo assim ali já da para sentir a hospitalidade e cordialidade dos cingaleses. Depois, vale pegar um trem até Kandy, considerada a capital cultural. São três horas de viagem sobre trilhos, com vista de tirar o fôlego.


Assim como em todo o país, o melhor jeito de circular na capital e nas grandes cidades é de ônibus. Não se assuste com as más condições dos mesmos porque o preço, cobrado pela distância que o turista vai, compensa. O máximo que se pode pagar, por exemplo, é por volta de 4 dólares num ônibus com ar-condicionado para uma viagem de 6 horas. Entretanto, todas essas informações são dadas nos hotéis.


As principais religiões do país são o budismo e o hinduísmo. Por conta disso, muitos pontos turísticos religiosos exigem que o turista entre descalço, o que da um verdadeiro charme na viagem. Há sempre um templo, seja budista ou hinduísta. Há sempre um cingalês com um sorriso no rosto e uma bebida para te oferecer.Sri-Lanka 3


A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka. Ela foi trazida para o ocidente pelos portugueses.


Um dos pratos típicos do Sri Lanka é o “sambol”, feito de peixe, limão, coco, cebola e pimenta, servido com arroz picante. Há também sempre um curry tão apimentado que vai arrancar risos dos locais ao te ver sofrendo.


Não se esqueça da Lion para acompanhar, a cerveja local.


Por todas essas maravilhas culturais e muitos mais, tentem fazer uma viagem ao Sri Lanka.


Afinal, viajar para lá é muito fácil e tem várias opções, avião, carro, ônibus e trem. Realmente, vale a pena!



Sri Lanka e o Brasil


As relações diplomáticas entre Brasil e Sri Lanka foram estabelecidas em 1960. Em nosso país, o Sri Lanka é muito bem representado pela presença e atuação de Sohaku Bastos, personalidade com grande dinâmica humanitária e possuidor de um impressionante curriculum e experiências vivenciais. Baiano de nascimento e radicado no Rio de janeiro é distinguido professor, graduado em Medicina Oriental pela Escola Imperial de Medicina no Japão, formado em Hakko Ryu JU JITSU e Karate Ryobu Kai, escritor e um dos grandes Karatecas que o Brasil teve a honra de ter. Uma das maiores autoridades em acupuntura do país, sendo, entre outros, Presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – FEBRASA, o Ministério das Relações Exteriores do Governo da República Democrática Socialista do Sri Lanka, em 2001, o nomeou Cônsul-Geral Honorário do Sri Lanka no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há a Embaixada do Sri Lanka em Brasília e os Consulados Honorários do Sri Lanka do Rio de Janeiro e de São Paulo.


FOTOS: DIVULGAÇÃO



Observações para viagens ao país:


Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada; o qual deverá ser obtido, on line, através do site disponibilizado pelo Governo do Sri Lanka: http://www.eta.gov.lk/slvisa/


Brasileiro em trânsito, sem sair da área de trânsito do aeroporto, não precisa de visto.


IMPORTANTE: Passaporte com validade mínima de 06 meses


Ref. Certificado da Vacina de Febre Amarela Internacional, favor confirmar no site da Anvisa – http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/2015-ith-county-list.pdf


Indico consultar também a Embaixada e os Consulados Brasileiros:


Embaixada em Colombo


Chefe do posto: Elizabeth-Sophie Mazzella di Bosco Balsa


Endereço: 42/1, HORTON PLACE, COLOMBO 7, COLOMBO SRI LANKA


Plantão Consular: (94) 76.669.6447


Fax: (94 11) 556.6999


Consulado Honorário do Brasil em Sri Lanka (Colombo)


Sra. Jennifer Moragoda


Tel: 94 11 452.8090


Embaixada do Sri Lanka em Brasília (Inaugurada em 2001)


www.srilankaembassy.com.br


lankaemb.br@gmail.com


Endereço: SHIS QI 26 conjunto 11, casa 18


Brasília / DF - CEP: 71.670-110


Tel: (+55 61) 3541-3488 / 3481


Consulado Honorário do Sri Lanka no Rio de Janeiro


Cônsul Geral no Brasil: Dr. Sohaku Bastos


consulanka@sohaku.org.br


Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 817, 12º andar, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22050-002


Telefones: (+55 21) 2240-5381/ 2205-8116 / 2256-3278


Consulado Honorário do Sri Lanka em São Paulo

Endereço: Rua Décio Pacheco da Silveira 86-90, Chácara Santo Antônio,

São Paulo-SP - CEP: 04719-080

Telefones: (+55 11) 5181-0266 / 5181-0266




 
© Todos os direitos reservados 2009 - 2020 - D`Anjos Web Service - DE OLHO NA MÍDIA