O que pretende esse governo com uma reforma tão esdrúxula no Ensino Médio - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot


O que pretende esse governo com uma reforma tão esdrúxula no Ensino Médio

19 outubro 2016

/ DE OLHO NA MÍDIA
Texto de Abrahão Crispim Filho

O que pretende esse governo com uma reforma tão esdrúxula no Ensino Médio? Formar um exército de trabalhadores que não seja capaz de pensar criticamente. Quem não é capaz de pensar não é capaz de decidir. Só obedece. Não importa quem mande. Seja o patrão, o padre, o pastor, a mídia, enfim, o vazio de pensamento do sujeito é o caminho da sujeição.


Não há empoderamento que não passe pela conscientização via educação e acesso aos bens culturais. O famigerado projeto Escola sem Partido, a proposta de reforma do Ensino Médio e o corte das "regalias" dos professores, tudo isso não passa de um plano da pior direita, a mais burra e irresponsável, para jogar o país nas trevas da ignorância, do obscurantismo. Não se faz um país com gente que apenas aprenda.


Educação não é adestramento, não é apenas informação, mas formação, construção de cidadãos. Educar é promover o exercício do pensamento. Sem isso não é possível o desenvolvimento das capacidades cognitivas, a imaginação, a criatividade, tampouco a reflexão ética, fundamental para pensamos por que vivemos juntos e qual o valor da política para a democracia.






© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia / Mk Designer