Seguro odontológico é um dos benefícios mais valorizados - DE OLHO NA MÍDIA - Site oficial

Responsive Ad Slot

Seguro odontológico é um dos benefícios mais valorizados

13 outubro 2016

/ DE OLHO NA MÍDIA
© Fornecido por Rodrigo Carvalho

Colaboradores reconhecem benefício como diferencial das empresas e valor agregado à remuneração


Instabilidades no cenário econômico geram desafios para profissionais e empresas. No âmbito organizacional, uma das principais preocupações é, certamente, a rotatividade de colaboradores, já que isso é algo que interfere em diferentes aspectos produtivos.


Para eliminar ou ao menos mitigar esse problema, as empresas buscam várias estratégias para reter talentos. Essa postura é essencial para a continuidade de processos e rotinas. Também reflete diretamente na qualidade do atendimento e, consequentemente, na satisfação dos clientes. Normalmente, a estratégia mais eficaz utilizada pela área de Recursos Humanos é o oferecimento de benefícios atrativos e, nesse quesito, o seguro odontológico desponta como uma das vantagens mais valorizadas pelos profissionais ao avaliarem oportunidades de trabalho. É também mais um diferencial que as empresas podem manter com o objetivo de atrair os melhores profissionais.


Cada vez mais as pessoas estão tomando a consciência de que é necessário cuidar da saúde bucal de maneira preventiva e não somente curativa. Muitas doenças que estão ligadas à boca podem afetar também outras partes do corpo e provocar novas complicações de saúde como falhas cardiovasculares, descontrole da diabetes, impotência, entre outros problemas. Por esses motivos, ao oferecer um seguro odontológico como benefício agregado à remuneração, as empresas conquistam maior valor na opinião de seus funcionários e conseguem mantê-los em suas equipes. Além disso, também alcançam aumentos na produtividade, redução do absenteísmo e uma maior integração entre empresa e colaborador.


Outro aspecto relevante é que o seguro odontológico é um benefício acessível e pode ser descontado diretamente na folha de pagamento, sem que o colaborador tenha um grande impacto em seu salário.


Alberto Dabus Filho, Superintendente da AD Corretora de Seguros, explica que o seguro odontológico pode ser contratado em duas diferentes modalidades: compulsória, na qual todos os colaboradores da empresa precisam obrigatoriamente fazer parte da apólice, ou facultativa, na qual o funcionário decide se irá ou não optar pelo seguro, que pode ser 100% contributário (valor do plano pago integralmente pelo funcionário). Dessa maneira, se a escolha for pela modalidade facultativa, normalmente não há geração de custos à empresa. Em qualquer uma das modalidades, também é possível a inclusão de dependentes, a exemplo do que ocorre no seguro saúde. “O Seguro Odontológico possibilita acesso a bons tratamentos, além de favorecer a prevenção e manutenção da saúde bucal. É hoje uma das opções de benefício mais baratas do mercado”, afirma.


O executivo também aponta que as operadoras oferecem diferentes tipos de planos para o Seguro Odontológico, do básico - atendendo à exigência do Rol de Serviços da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - a serviços premium e diferenciados. O plano básico contempla consultas e diagnósticos, urgências e emergências, radiologia, odontopediatria, prevenção em saúde bucal, dentística (restaurações), periodontia (tratamento de doenças gengivais), endodontia (tratamento de canal), cirurgias (extrações) e próteses unitárias. Já as coberturas diferenciadas podem cobrir também implantes e ortodontia (aparelhos ortodônticos).


Sobre a contratação do Seguro Odontológico, Dabus destaca que a empresa pode negociar as condições do seguro junto à operadora. Essa negociação deve ser feita com o apoio de uma corretora de seguros especializada em consultoria de benefícios, que irá formatar a apólice de acordo com a necessidade do cliente e buscar as melhores opções no mercado. Após a negociação, é feita então a implantação do benefício na empresa, quando ela pode, inclusive, oferecer a seus colaboradores diferentes opções de planos (do mais básico ao mais completo). “Temos percebido que esse modelo de gestão do benefício tem sido muito bem aceito pelos colaboradores, pois oferece a possibilidade do funcionário aderir a um plano mais adequado às suas necessidades”, declara.


Seguro em alta


Segundo pesquisas, atualmente, o Seguro Odontológico é o terceiro benefício mais solicitado pelos colaboradores das organizações, sendo superado apenas pelos tradicionais planos de saúde e vales alimentação ou refeição.


Dados do setor também comprovam o crescimento da adesão ao Seguro Odontológico. Segundo a ANS, no ano de 2000 haviam 700 mil segurados com apólices desse segmento. Em junho de 2016, esse número subiu para 16,4 milhões de segurados.


Como implantar uma política de benefícios em sua empresa?


Se você deseja desenvolver um programa de benefícios para seus colaboradores, com múltiplos atrativos, a principal recomendação é buscar uma corretora de seguros que tenha ótimos relacionamentos no mercado segurador e experiência para propor as soluções mais adequadas de acordo com a avaliação do mercado e a capacidade financeira de sua empresa.


“Com a AD, o cliente tem toda a consultoria que ele precisa para a estruturação da melhor opção não só no seguro odontológico, mas também no seguro de vida e de saúde. Durante a vigência das apólices, nos mantemos sempre próximos dos clientes, cuidando das movimentações, sinistros e reembolsos, além de orientá-los nas renovações e reajustes dos contratos”, sinaliza Dabus.


AD Consultoria de Benefícios


Especializada no desenvolvimento de soluções customizadas para empresas, a Consultoria de Benefícios da AD desenvolve ações que vão desde o diagnóstico das necessidades de cada cliente até o mapeamento de riscos e promoção de saúde. Além disso, a AD atua na otimização dos custos dos seguros e planos contratados, no apoio das negociações de reajustes e na construção e implantação de políticas de benefícios. Com o foco sempre em pessoas, a AD trabalha com as mais diversas soluções para Recursos Humanos, como Seguros Saúde, Odontológico, Vida em Grupo, entre outros.


(Sugestão de Infográfico)


Vantagens do Seguro Odontológico


Para as empresas


- Redução de faltas e licenças


- Aumento da satisfação dos colaboradores


- Flexibilidade na contratação


- Preços competitivos


- Diminuição do turnover


- Possibilidade de dedução no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica*


- Possibilidade de acréscimo indireto de salário para os colaboradores*


- Rentabilidade para a empresa (a cada R$ 1 investido com um colaborador, economiza-se em média R$ 13 em despesas administrativas)


* Depende do regime tributário da empresa e se ela subsidia o benefício


Para os colaboradores


- Saúde bucal


- Aumento da qualidade de vida


- Acesso a tratamentos odontológicos de qualidade


- Ampla rede referenciada com profissionais qualificados e especializados


- Possibilidade de estender o plano aos familiares


- Consulta de profissionais cadastrados e da rede de atendimento na Internet






© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia