Pernambuco recebe Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia no Brasil - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot


Pernambuco recebe Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia no Brasil

25 maio 2017

/ DE OLHO NA MÍDIA
Por: Thiago de Menezes / thiagoturismo@deolhonamidia.com

[caption id="attachment_14986" align="alignright" width="300"] © Fornecido por divulgação[/caption]

O Governo de Pernambuco está recebendo a Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil. O programa, que prevê a aproximação e o fortalecimento dos laços entre a UE e o Estado, além da possibilidade de novas parcerias nas áreas da economia criativa, cultura, turismo e indústria, conta com a participação de representantes de 20 Países que compõem o bloco. A programação contempla reuniões com autoridades políticas e empresariais, palestras e visitas a centros de referência de diferentes atividades econômicas.

Com o apoio institucional da Casa Militar, da Secretaria Executiva de Relações Internacionais e de todo o Governo de Pernambuco, a Missão tem como objetivo também aprofundar os conhecimentos sobre a parte histórica, cultural, científica e econômica do Estado, com grandes chances de realização de novos negócios nas áreas. O grupo foi recebido pelo governador Paulo Câmara, na quinta-feira, 18 de maio, com um café da manhã no Palácio do Campo das Princesas. No dia seguinte, sexta-feira, 19 de maio, os representantes da União Europeia concederam nova entrevista para a apresentação de um balanço dessa visita. Essa segunda entrevista foi realizada às 19h, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.

[caption id="attachment_14987" align="alignleft" width="300"] © Fornecido por divulgação[/caption]

O Recife é a capital com maior rede consular no Nordeste. Em Pernambuco existem fortes Consulados, operantes Câmaras de Comércio e entidades consulares significativas para o trabalho da diplomacia econômica e comercial e o papel dos cônsules lá creditados não é só mapear oportunidades, mas também promover integrações.

Esse foi um dos motivos que Pernambuco foi escolhido para receber essa ação que acontece prevê o fortalecimento dos laços entre os países europeus e o Estado.

Na ocasião dessas missões, os embaixadores visam a ampliar o conhecimento acerca da história, cultura e economia do Estado visitado, além de observar prováveis investimentos do bloco.

O atual presidente da Sociedade Consular de Pernambuco, Thales Castro é o Cônsul Honorário de Malta, país, que juntamente com os Países Baixos e a Eslováquia, compõe os Estados-Membros que exercem a Presidência do Conselho da EU e trabalham em estreita cooperação por grupos de três, chamados "trios". Este sistema foi instituído pelo Tratado de Lisboa em 2009. A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. Durante cada semestre, a Presidência dirige as reuniões a todos os níveis no âmbito do Conselho, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.

[caption id="attachment_14988" align="aligncenter" width="800"] © Fornecido por divulgação[/caption]

A Presidência maltesa do Conselho da UE vai de 1 de janeiro – 30 de junho de 2017. O Brasil e Malta estabeleceram relações diplomáticas em 1975. A Embaixada do Brasil em Roma (Itália) é cumulativamente responsável por representar o Governo brasileiro junto às autoridades maltesas. Malta, por sua vez, mantém Embaixador no Brasil com residência em Valeta, capital do país. O Consulado da República de Malta, no Recife, tem jurisdição para Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Foi instalado com vistas a cumprir as funções e os objetivos gerais estabelecidos na Convenção de Viena sobre Relações Consulares (CVRC) de 1963, em especial, seu Artigo 5. Dentre as finalidades principais previstas na CVRC, em síntese, cabe citar: prestar assistência aos cidadãos malteses nesta área do Nordeste, informar sobre aspectos dos dois países nos campos político, social, jurídico-diplomático, científico, cultural, turístico, econômico-comercial e histórico, proteger os interesses de Malta em sentido amplo, além de representar, oficialmente, o país europeu nesta parte do Brasil.

O titular do Consulado de Malta, Prof. Dr. Thales Castro, é graduado em Relações Internacionais pela Indiana University of Pennsylvania e em Economia (minor) pela Indiana University of Pennsylvania. É mestre em Relações Internacionais (MA in Public Affairs) pela Indiana University of Pennsylvania, nos EUA. O Consulado está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais áreas de concentração bancária e de negócios do Recife, no bairro do Espinheiro.

Programação oficial:

Quinta-feira (18.05)

11h30 – Visita ao Porto de SUAPE - Local: Km 10 – Rodovia PE-60, Eng. Massangana, Ipojuca, Recife/PE, BR

14h30 – Seminário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Local: Auditório Reitor João Alfredo. Prédio da Reitoria – 1º andar. Avenida Professor Moraes Rego, 1235. Cidade Universitária, Recife/PE

16h10 – Visita guiada ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) - Local: Av. Prof. Luís Freire, 200 – Curado, Recife – PE (Localizado no campus universitário)

18h30 – Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) - Local: Rua da União, 439, Boa Vista, Recife/PE

Sexta-feira (19.05)

9h30 – Visita ao Porto Digital - Local: Rua do Apolo, 235 – Recife/PE

13h – Visita à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) - Local: Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro – Recife/PE

16h – Visita à fábrica da Jeep - Local: Rodovia BR 101 Norte, Km 13-15, s/n – Nova Goiania, Goiana – PE

19h – Entrevista coletiva para apresentação de balanço da Missão - Local: Hotel Atlante Plaza (Av. Boa Viagem, 5426 – Boa Viagem, Recife/PE)

Lista dos participantes:

UNIÃO EUROPEIA: Embaixador João Gomes Cravinho

ÁUSTRIA: Encarregado de Negócios, Dr. Johann Spitzer

BÉLGICA: Embaixador Dirk Loncke

CHIPRE: Embaixador Haralambos Kafkarides

CROÁCIA: Embaixador Željko Vukosav

REAL DA DINAMARCA: Embaixador Kim Hojlund Christensen

ESLOVÁQUIA: Embaixador Milan Cigán

REPÚBLICA DA ESLOVÊNIA: Embaixador Alain Brian Bergant

ESPANHA: Encarregado de Negócios a.i., Sr. Jose Manuel Pascual Garcia

FINLÂNDIA: Embaixador Markku Virri

FRANÇA: Cônsul-Geral Romain Louvet

HUNGRIA: Embaixador Norbert Konkoly

IRLANDA: Embaixador Brian Glynn

ITÁLIA: Ministro Filippo La Rosa

PAÍSES BAIXOS: Embaixador Han Peters

PORTUGAL: Embaixador Jorge Cabral

REINO UNIDO: Cônsul Graham Tidey

ROMÊNIA: Embaixador Stefan Mera

SUÉCIA: Ministra Conselheira, Sra. Pernilla Josefsson Lazo

TCHEQUIA: Embaixador Jirí HAVLÍK




 
© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia / Mk Designer