O Estado das Coisas - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot


O Estado das Coisas

06 novembro 2017

/ DE OLHO NA MÍDIA
© Fornecida por Oscar D'Ambrosio

[caption id="attachment_15821" align="alignright" width="300"] © Fornecida por divulgação[/caption]

Se você está na faixa dos 50 anos, não veja o filme 'O Estado das Coisas' ('Brad's Status'), de Mike White, com o sempre carismático Ben Stiller. Bricadeirinha... Veja sim.

Não se trata de um filme inesquecível, mas traz bons questionamentos para essa e para qualquer faixa etária. Afinal, a proposta de rever os próprios passos sempre deve ser bem recebida.

O protagonista, vivido por Stiller, não parece ter do que reclamar. Tem uma boa casa, uma bela família, com uma doce esposa e um filho prestes a entrar em Harvard e o trabalho com o qual sonhara. No entanto, tudo parece perder o sentido ao ser comparado com a posição de seus colegas de turma da faculdade.

É nesse ponto que o filme se torna interessante, pois toca no tema da obsessão pelo sucesso da sociedade americana, da qual partilhamos bastante por aqui. Por que o padrão de felicidade para muitos - pois é, não são poucos - é exatamente o de estar na mídia, ter muito dinheiro, belas mulheres e jatinho particular?

Os valores parecem vazios - e talvez sejam mesmo -, mas pautam uma sociedade competitiva em que o jogo de influências, poder, dinheiro e acesso ao que o mundo parece ter de melhor se articulam em escalas comparativas entre o que se queria ser, o que se é o que o futuro parece reservar. Assista e discuta o filme. Vale a pena!

Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa




 
© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia / Mk Designer