Família alemã Legutke é revisitada - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot


Família alemã Legutke é revisitada

25 março 2018

/ DE OLHO NA MÍDIA
Por: Thiago de Menezes



A família alemã Legutke é o atual objeto de estudo do escritor, jornalista e Adido de Imprensa Thiago de Menezes (foto), que reúne documentos, fotos, relatos para traçar a saga desses imigrantes em terras brasileiras. Thiago, que descende diretamente de Paulina Legutke, está empenhado em reunir familiares que se espalharam por Araras, Leme, Pirassununga, São João da Boa Vista, Rio Claro e outras localidades. Nas pesquisas ele levanta lugares como a Fazenda Cresciumal, Kirchdorf e a Fazenda Taquary.

Pauline Legutke (Paulina ou Paula), que se casaria em Araras com o alemão Frederico Gallenbeck, chegou ao Brasil no ano de 1869. Filha de Joseph Legutke e Renata Legutke nasceu em Riegersdorf, cidade da Silésia, uma província do Reino alemão da Prússia, existente de 1815 a 1919. Como província prussiana, a Silesia tornou-se parte do Império alemão durante a unificação liderada pela Prússia na Alemanha em 1871. A família Legutke se uniu à Galembeck com o casamento de Paulina, constituindo grande descendência.

A família é praticamente uma só. Joseph e Renate Legutke eram os pais de Albert, Florian, Paulina, Renata, August e Joseph. Há variações nos nomes e sobrenomes Legutke, que aparece em muitos lugares como Leguthe, Leguth ou Legutck, como erro comum de cartórios de registro civil que tinham dificuldade de assimilar as pronúncias dos alemães que já viviam no Brasil desde metade do século retrasado.

Em Itapira, SP, sua cidade natal, ele garante que passaram poucos alemães, alguns se concentraram no Sitio da Conceição na vizinha cidade de Mogi Mirim. Thiago debruçou-se durante meses nas listas dos eventos luteranos dos pastores Zink e Müller, famosos em suas épocas. Além de pesquisador, ele integra os quadros sociais de prestigiadas entidades culturais como a “Academia Carioca de Letras” e a “Academia Brasileira de Belas Artes”, que é órgão consultivo do Governo Federal.









 
© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia / Mk Designer