Da redação
Marcas precisam ter coerência ao trabalhar com esse público
Nos últimos anos vem crescendo muito o número de “influenciadores digitais”, que são pessoas famosas nas redes sociais por compartilharem detalhes de seu dia a dia ou mesmo seus conhecimentos em determinado assunto. Com isso, também tem crescido consideravelmente o número de empresas e marcas que traçam estratégias de marketing com esses influenciadores. O objetivo é fortalecer a marca com foco em públicos segmentados.
Quando falamos em influenciadores, pensamos em identificação, ou seja, a marca quer que seus consumidores identifiquem a marca a partir de alguém que elas gostam e admiram. Por isso, é preciso muita coerência ao investir nesse tipo de estratégia. Se o influenciador não estiver perfeitamente alinhado com aquilo que a empresa pensa, o cliente irá notar e o efeito irá ser adverso.
![]() |
© Fornecida por divulgação |
Rosana Rocha também explica que o perfil completo do influenciador deve estar em coerência com os valores da marca. “Como perfil deve se entender conduta pessoal também, pois esses influenciadores muitas vezes abrem sua casa e intimidade para seus seguidores. É necessário fazer uma análise dos seguidores desses influenciadores, se é o perfil interessante para a empresa. O que está “na moda” não é sempre a melhor opção”, alerta.
Estratégias
Ao se trabalhar com influenciadores, várias estratégias podem ser utilizadas, no entanto, Rosana Rocha lembra que a ação deve ser traçada de forma natural e dentro do cotidiano da pessoa. “Se não for algo natural pode-se perder a qualidade e veracidade. Não existe uma “fórmula de bolo”, é preciso estudar o perfil do influenciador a ser escolhido e adequar a sua marca à rotina de vida dessa pessoa. Os seguidores conhecem essa rotina e vida, por isso, não adianta pensar em estratégias que irão ser facilmente identificadas como mentira. É importante pensar em como a estratégia se encaixa na vida do influenciador”, orienta.
Análise de métricas
Sobre a avaliação dos resultados de ações com influenciadores digitais, Rosana Rocha considera que é uma medição mais simples que a análise de outras estratégias de marketing digital. Em ações com influenciadores a segmentação é maior, pois já se deve conhecer o perfil de seu público. Também já se tem noções da identidade do público-alvo construída e, dessa maneira, fica mais fácil analisar e perceber os resultados alcançados.
Rosana Oliveira Rocha - Designer, Sócia-proprietária da Agência 2, onde atua com atendimento ao cliente e planejamento. É especialista em gestão empresarial e amplo conhecimento em mídias digitais. Atuante em comunicação no segmento do agronegócio e especialista em comunicação nesse setor, bem como no setor da indústria. Conhecimento em marketing e endomarketing.