Como traçar estratégias com influenciadores digitais - DE OLHO NA MÍDIA - Site oficial

Responsive Ad Slot

Como traçar estratégias com influenciadores digitais

23 agosto 2018

/ Unknown
Da redação

Marcas precisam ter coerência ao trabalhar com esse público


Nos últimos anos vem crescendo muito o número de “influenciadores digitais”, que são pessoas famosas nas redes sociais por compartilharem detalhes de seu dia a dia ou mesmo seus conhecimentos em determinado assunto. Com isso, também tem crescido consideravelmente o número de empresas e marcas que traçam estratégias de marketing com esses influenciadores. O objetivo é  fortalecer a marca com foco em públicos segmentados.

Quando falamos em influenciadores, pensamos em identificação, ou seja, a marca quer que seus consumidores identifiquem a marca a partir de alguém que elas gostam e admiram. Por isso, é preciso muita coerência ao investir nesse tipo de estratégia. Se o influenciador não estiver perfeitamente alinhado com aquilo que a empresa pensa, o cliente irá notar e o efeito irá ser adverso.
© Fornecida por divulgação

Rosana Rocha, sócia-diretora e responsável pelo atendimento da Agência 2, afirma que cada negócio tem suas características próprias e, assim, é preciso que, ao investir em ações com influenciadores, esses compartilhem dessas características e visões. “O número de seguidores é uma medição importante, é claro. É fundamental ter audiência, no entanto, nem sempre quem tem mais seguidores é a melhor opção. O número de seguidores deve sim ser alto, mas, sobretudo, o influenciador deve se encaixar nas características que a empresa procura”, aponta.
Rosana Rocha também explica que o perfil completo do influenciador deve estar em coerência com os valores da marca. “Como perfil deve se entender conduta pessoal também, pois esses influenciadores muitas vezes abrem sua casa e intimidade para seus seguidores. É necessário fazer uma análise dos seguidores desses influenciadores, se é o perfil interessante para a empresa. O que está “na moda” não é sempre a melhor opção”, alerta.


Estratégias

Ao se trabalhar com influenciadores, várias estratégias podem ser utilizadas, no entanto, Rosana Rocha lembra que a ação deve ser traçada de forma natural e dentro do cotidiano da pessoa. “Se não for algo natural pode-se perder a qualidade e veracidade. Não existe uma “fórmula de bolo”, é preciso estudar o perfil do influenciador a ser escolhido e adequar a sua marca à rotina de vida dessa pessoa. Os seguidores conhecem essa rotina e vida, por isso, não adianta pensar em estratégias que irão ser facilmente identificadas como mentira. É importante pensar em como a estratégia se encaixa na vida do influenciador”, orienta.

Análise de métricas

Sobre a avaliação dos resultados de ações com influenciadores digitais, Rosana Rocha considera que é uma medição mais simples que  a análise de outras estratégias de marketing digital. Em ações com influenciadores a segmentação é maior, pois já se deve conhecer o perfil de seu público. Também já se tem noções da identidade do público-alvo construída e, dessa maneira, fica mais fácil analisar e perceber os resultados alcançados.

Rosana Oliveira Rocha - Designer, Sócia-proprietária da Agência 2, onde atua com atendimento ao cliente e planejamento. É especialista em gestão empresarial e amplo conhecimento em mídias digitais. Atuante em comunicação no segmento do agronegócio e especialista em comunicação nesse setor, bem como no setor da indústria. Conhecimento em marketing e endomarketing.
© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia