Revista Time põe Jornalistas e Guerra pela Verdade como Destaque do Ano - DE OLHO NA MÍDIA - Site oficial

Responsive Ad Slot

Revista Time põe Jornalistas e Guerra pela Verdade como Destaque do Ano

12 dezembro 2018

/ Unknown
Por Meio / da redação de olho na mídia

Foto © Fornecida por divulgação


A Pessoa do Ano da revista Time, em 2018, não é só uma pessoa. São o que os editores batizaram ‘Guardiões na Guerra pela Verdade’. A revista saiu publicada com quatro capas distintas. Em uma está Jamal Khashoggi, o repórter saudita assassinado por ordens do governo de seu país. Noutra estão Wa Lone e Kyaw Soe Oo, jornalistas da Reuters, presos em Myanmar em agosto após denunciar o assassinato, pelas forças de segurança do país, de dez homens muçulmanos. Há também a equipe do pequeno Capital Gazette, cuja redação foi invadida por um assassino obcecado com o que considerava injúrias publicadas no jornal. Matou cinco. Encerra o time a repórter Maria Ressa, a mais veemente crítica da brutal guerra às drogas disparada pelo presidente filipino Rodrigo Duterte. O governo chama sua cobertura, que inclui assassinatos pelo governo, de ‘fake news’. A reportagem de ‘Pessoa do Ano’ cita muitos outros jornalistas. Entre eles, a brasileira Patrícia Campos Mello, que foi ameaçada por apoiadores de Jair Bolsonaro após reportar, para a Folha, sobre o pagamento não declarado por empresas de uma operação de desinformação via WhatsApp durante a campanha eleitoral.

Trecho: “A democracia está regredindo. Três décadas após a Guerra Fria encerrar com a derrota de uma autocracia escancarada, um tipo mais esperto encontra alimento na podridão ao nosso redor. O déspota antigo abraçava a censura. O novo, ao perceber que hoje seria difícil, fomenta a desconfiança em fatos, cresce na confusão imposta pelas redes sociais, e disfarça criando a ilusão de legitimidade.”

Vídeo: A Time faz um tour pelo mundo mostrando o mesmo padrão, em países pobres e ricos, de governantes em ataque aberto à imprensa.
© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia