Da redação / foto divulgação
Hábito comum entre os brasileiros, os vendedores precisam lidar com essa situação
O ato de pedir descontos já faz parte da cultura brasileira. Isso afeta diretamente o dia a dia de vendedores que precisam lidar com a situação.
Acompanhe o artigo abaixo e veja três dicas de estratégias que auxiliam na tratativa com clientes que pedem desconto. Vamos lá!?
Clientes que pedem desconto
Isso nada mais é que pedir descontos até conseguir o menor valor possível em uma compra. Essa é uma prática também muito difundida em livros de economia financeira.
Tudo isso, é claro, reflete em suas vendas, já que faz com que seus clientes acabem pedindo descontos e condições especiais. Então, você precisa estar preparado para lidar com essa situação de maneira técnica e eficaz.
Dicas para quando o cliente pede desconto
O consultor de negócios Eli Cintra*, da Jump Business School, apresenta 3 ótimas dicas para que o vendedor saiba lidar com essa situação. Acompanhe!
1. Não se apavore!
Um vendedor tem que estar preparado. Principalmente, quando é algo que acontece rotineiramente. Por isso, não se apavore! Mostre para seu cliente tranquilidade e habilidade para lidar com a situação. Não mostre ansiedade e despreparo. Além disso, nunca seja ríspido com o cliente ou o ofenda por estar pedindo o desconto.
2. Tenha sempre uma pergunta pronta
O segundo passo é perguntar para o cliente qual o desconto que ele deseja, como é a forma de pagamento. Outra dica é tentar sair do campo do percentual e tentar falar em valores. Por exemplo, se o cliente está fazendo uma compra de R$2.000, não pergunte se ele quer 10% de desconto, mas sim qual o valor real do desconto que ele gostaria. Dessa forma, você irá poder ter uma visão melhor da possibilidade ou não do desconto.
3. Entenda o motivo do pedido de desconto
Outra forma de lidar com a situação, é tentar entender os motivos que levaram o cliente a pedir o desconto. Alguns mais comuns são:
- O pagamento será à vista;
- Cliente não tem todo o dinheiro necessário;
- Ofertas melhores da concorrência;
- O cliente não acha que o produto ou serviço vale aquele valor.
Entendendo os motivos que levam seu cliente a pedir o desconto, com certeza você saberá lidar melhor com a situação.
Dicas finais
Também é muito importante mostrar para o cliente quando o desconto não é possível e que você está tentando o ajudar. Nunca deixe o cliente se sentir constrangido.
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de outras informações para você ser um vendedor cada vez melhor.
*Eli Cintra - Consultor em Marketing, Gestão em Vendas e Treinador. Consultor Senior e fundador da JUMP – Business School, atuou por 15 anos como executivo prestador de serviço do Grupo Telefônica Vivo, estuda e trabalha há mais de 30 anos com vendas Transacionais e Consultivas. Nessa jornada, construiu empresas, montou e treinou equipes de vendas e executivos dos mais diversos segmentos. É Bacharel em Administração de Empresas, possui duas pós graduações pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, em “Gestão Empresarial” e “Marketing com Ênfase em Vendas”, Trainer certificado pela Success Resource, Practitioner em PNL e Coaching, ambos certificados pelo Instituto Comprática e autor do Livro “Vender é Bom #VamoProXoque”.