Exposição inédita Bazar Monalisa do artista visual Fábio Sampaio - DE OLHO NA MÍDIA

Responsive Ad Slot


Exposição inédita Bazar Monalisa do artista visual Fábio Sampaio

31 maio 2016

/ DE OLHO NA MÍDIA
Da redação

[caption id="attachment_12359" align="alignleft" width="300"]Fábio Sampaio capa © Fornecida por divulgação / Fábio Sampaio[/caption]

A partir de 02 de junho, quinta-feira, a Galeria de Arte J. Inácio recebe a E, referência na produção de arte contemporânea em Sergipe.


Essa exposição foi contemplada no edital nacional de seleção de projetos da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, e transita pelo imaginário do artista arrebatado por duas cidades, Santos/SP e Aracaju/SE, respectivamente lugar em que nasceu e permaneceu até a vida adulta e local onde vive desde 1991.


O título evoca o tom memorialista que é central na exposição. Um bazar chamado “Monalisa” existia na rua onde Fábio morava em Santos.


A partir desse espaço, ele traça uma composição entre o nome do bazar homônimo à obra de arte mais conhecida de Leonardo da Vinci, suas lembranças diante do fascínio do organizar/desorganizar e sensações de opressão e violência.


Bazar Monalisa propõe dar corpo escultórico ao aspecto do improviso, ao “armengue”, expressão muito utilizada no nordeste brasileiro que ele conheceu quando passou a residir em Aracaju.


catalogo_exposicao.inddNesse contexto, objetos, instalações, fotografias deixam perceber consonâncias irônicas que o trabalho busca entender e passar numa positivação do popular, dicotomia de pertencimento e aceitação. Para o artista, trata-se de um fluxo em construção. “São obras desconcertantes do ponto de vista da tradição pictórica e reveladoras do imaginário poético popular”, explica.


Fábio Sampaio


Nasceu em Santos-SP, vive e trabalha em Aracaju desde 1991. Ainda jovem obteve reconhecimento internacional com participação na Bienal de Arte Contemporânea em Florença, na Itália. Tem no currículo várias exposições individuais e muitas coletivas em vários estados brasileiros.


É o idealizador do projeto “Caju na Rua”, desenvolvido na capital sergipana; de 2001 a 2010, realizou, em Aracaju, o projeto de intervenções urbanas “Interacidade”; além de projetos pela Funarte/Ministério da Cultura. Foi homenageado pela construtora sergipana Norcon, em 2008, com o prédio Fábio Sampaio no Condomínio Belas Artes, localizado em Aracaju.


CONVERSAS DE ABERTURA


A primeira visita mediada da exposição terá participação especial do artista e está marcada para dia 07 de junho.


EXPOSIÇÃO BAZAR MONALISA


Inauguração | 02 de junho de 2016


Hora |19h


Local | Galeria de Arte J. Inácio | Biblioteca Pública Epiphânio Dória


Endereço | Rua Vila Cristina - Treze de Julho, Aracaju-SE


Em cartaz até 02 de julho


Entrada Franca


Visitação pós-inauguração| segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Visitas mediadas com agendamento pelo telefone (79) 3179 1969.






© Todos os direitos reservados 2009 - 2018 - D`Anjos Web Service - De olho na mídia / Mk Designer